Declaração Gestão


CONTINUIDADE DAS AÇÕES EXISTENTES
Atualização de equipamentos de informática Doações da Receita Federal : Em 12/11/2018 foram repassados à Seção de Informática cerca de 52 mil reais em dispositivos de informática doados em junho de 2018. Entre os materiais estão 300 memórias, 30 placas-mãe, 60 HDs, além de alguns processadores, gabinetes, placas de vídeo e HDs SSD.. Também vieram Hds externos, caixas de som JBL, projetores multimídia, leitores de código de barras, pen drives, impressoras, entre outros. O total da doação foi de R$96.312,76
Doações da Justiça Federal
Benfeitorias da infraestrutura do Campus

Pintura da guarita

Portal da Biblioteca para proteção do patrimônio

Reforma dos telhados dos blocos F e G

Criação de uma Sala Multimeios

Construção de fossas anti-sépticas ao lado do Prédio Administrativo e proximidades do Bloco de Enfermagem

No decorrer desse primeiro ano, algumas mudanças e manutenções foram feitas à estrutura do Campus, tais como: Instalação de novos aparelhos de ar-condicionado; Fachada do Auditório; Reforma do telhado do bloco G; mudanças e criação de espaços, além de pequenas reformas.
21/12/2016 – Reforma do telhado do bloco G
Toninho e Manuel – pequenos reparos e ar condicionado
Construção do bloco para a
Pós-Graduação
Retomada das obras para construção do bloco para o curso de Pós-graduação
Construção de espaço para nova Cantina do Campus
Construção do Almoxarifado
Renovação da frota de veículos Renovação da frota de veículos através de Doação da Receita Federal.
Reforma do espaço para o Restaurante Universitário Inauguração do Restaurante Universitário em 14/08/17
Construção do Espaço Multiuso
Ampliação e renovação de acervo bibliográfico
Manutenção e ampliação das políticas de capacitação docente
Manutenção e ampliação das políticas de incentivo às Semanas Acadêmicas dos Cursos de Graduação Aula inaugural para os calouros e iníco da Semana de integração acadêmica em 03/04/17
Manutenção do horário noturno de atendimento pelos setores de Recursos Humanos e Direção Geral
Manutenção das parcerias existentes com instituições universitárias e educacionais, órgãos estatais e busca por novas parcerias para execuções de projetos diversos, com a sociedade civil organizada, órgãos públicos e instituições em geral 05/07/2018 - O campus recebeu hoje (5) o COU, para a realização do ato de assinatura do convenio entre o PTI e a Unioeste. Com a criação do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em 2003, já em parceria com a Unioeste e, inclusive, com a manutenção de outro parceiro, o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) que funcionou inicialmente no interior do campus de Foz do Iguaçu, intensificou-se um processo colaborativo entre as instituições, que culmina com a transferência de toda estrutura do Centro de Engenharia e Ciências Exatas para o PTI em março de 2006. O instrumento legal que fundamenta esta parceria é renovado a cada cinco anos e esse é ano de renovação dos documentos normatizadores da parceria. Para a renovação, foi efetuado um processo de confirmação da vontade coletiva sobre a matéria, coordenado pelo diretor do Centro de Engenharia e Ciências Exatas, Prof. Carlos Alberto Lima da Silva. Foram consultados todos os colegiados de curso, centros acadêmicos e os estudantes também realizaram um abaixo-assinado no qual expuseram, de maneira massiva, uma manifestação favorável para a renovação do convênio. Durante esse processo de consulta, foram também realizados debates e reuniões sobre o tema, com grande adesão e, a cada ação, fica evidenciado, pelos sujeitos envolvidos, o parecer favorável da parceria. Formalmente, em 03 de maio de 2018, o conselho de campus da Unioeste, Foz do Iguaçu, manifesta-se, por unanimidade, favorável à continuidade da parceria com o PTI. Os ajustes finais para a efetivação da renovação da parceria foram dados em reunião realizada no dia 22 de junho do corrente ano, após um forte apelo da comunidade acadêmica do CECE, entre a diretoria do PTI, representada pelo diretor superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Jorge Augusto Callado Afonso, o diretor técnico do PTI, Claudio Issamy Osako e a administração da Unioeste com o reitor Paulo Sérgio Wolff, o vice-reitor, Moacir Piffer e o diretor do campus de Foz do Iguaçu, Fernando José Martins.



PROPOSTAS DE AÇÕES
Planejamento concreto e coletivo e Integração entre todos os Cursos e Centros de Campus

19/02/18 - Reunião com docentes do curso de Enfermagem e direção do CELS com a Direção Geral do Hospital Municipal.

20/02/2018 - Reunião com os Coordenadores do curso de graduação.Assuntos: Planejamento e recepção dos calouros 2018, avaliação do ano de 2017, conselho de campus e assuntos gerais.

16/10/18 - Café Solidário para celebrar a chegada de novos servidores.

27/08/18 - Cerimônia de lançamento da Semana Integrada do Servidor Público. Tema: "Integração e valorização: Contribuições e desafios do servidor público na atualidade."

03/02/17 - Reunião de trabalho com estagiários

08/02/17 - Reunião com o Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas e Representantes de curso. Assunto: Restaurante Universitário.

08/02/17 - Reunião com os Diretores de Centro (Ciências Sociais e aplicadas; Educação, Letras e Saúde; Engenharias e Ciências Exatas.

09/02/17 - Reunião com os Coordenadores de Curso da Graduação. Assunto: pedagógico e administrativo e informes gerais.

10/02/17 - Reunião com os Chefes de Setores

14/02/17 - Reunião com o Diretório Central do Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas e Representantes de curso com a Reitoria. Assunto : Restaurante Universitário.

15/02/17 - Reunião com os Coordenadores de Programas de Pós-graduação. Assunto: pedagógico e administrativo; informes gerais.

24/03/17 - Reunião com os Coordenadores de Curso de Graduação. Assunto: Unioeste na cidade e Semana da Primavera Universitária.

10/04/17 - Reunião com os representantes dos Colegiados de curso e Equipe de apoio. Assunto: Unioeste na cidade e Semana da Primavera Universitária.

18/04/17 - Reunião com o Diretório Central do Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas e Representantes de Curso. Assunto: Restaurante Universitária

06/07/17 - Reunião com a Coordenação e docentes do Curso de Hotelaria . Assunto:

03/08/17 - Reunião com o Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticoas e Representantes de Curso.

04/08/17 - Reunião do Diretor Geral em exercício, Carlos Alberto Lima da Silva com a Comissão Estatuinte para instalação da Fundação de Apoio ao Campus da Unioeste.

08/08/17 - Reunião com os Coordenadores do PDA Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários. Assunto: Futuro dos projetos em andamento.

10/08/17 - Reunião com os Coordenadores de Programs de Pós-graduação. Assunto: Econtro da Pós-graduação.

22/08/17 - Reunião com os Coordenadores de Curso (graduação e pós-graduação), Coordenadores de Atividades, Equipe de apoio e demais interessados em participar da Primavera Universitária. Assuntos: Apresentação das atividades propostas, organização das atividades e assuntos gerais.

28/08/17 - Reunião com os Diretores de Centro, Coordenadores de Área de Extensão E Pesquisa. Assunto: Projetos do Campus.

13/09/17 - Reunião com o Colegiado do Curso de Hotelaria. Assunto: Hotel Escola e assuntos gerais.

09/10/17 - Reunião com os Diretores de Centro, Coordenadores de Cursos, Secretaria Acadêmica, Docentes e Discentes. Assunto: Diretrizes de Ensino de Graduação e as resoluções referentes à graduação.

20/10/17 - Reunião com o DCE, Centros acadêmicos, Atléticas e Representantes de Curso. Assunto: Restaurante Universitário.

07/11/17 - Reunião com a comissão organizadora e todos os colaboradores que trabalharam na Semana da Primavera Universitária

29/11/17 - Reunião com od Diretores de Centro e Coordenadores de Cursos da graduação. Assuntos: Planejamento e recepção dos calouros 2018; Avaliação do ano de 2017; Conselho de Campus e assuntos gerais.

19/02/18 - Reunião com os docentes do Curso de Enfermagem, Direção do CELS e Direção Geral do Hospital Municipal. Assuntos: Convênios e Parcerias com a Fundação Municipal de Saúde, intenção de transformação do Hospital Municipal Padre Germano Lauck Em Hospital de Ensino e assuntos gerais.

20/02/18 - Reunião com coordenadores de curso de graduação.

09/03/18 - Reunião com docentes efetivos e temporários. Assuntos: Início do ano letivo de 2018, recepção dos calouros 2018 e assuntos gerais.

04/04/18 - Reunião com Diretores de Centro, Coordenadores de Curso (graduação e pós-graduação) e Equipe de apoio. Assuntos: Primavera universitária e assuntos gerais.

05/04/18 - Reunião com Diretores de Centro. Assunto: Construção de um curso de especialização em Gestão democrática da Universidade.

25/04/18 - Reunião com a Direção do CELS, Coordenador do Curso, Docentes e Acadêmicos do Curso de Enfermagem e Direção Geral do Hospital Municipal. Assunto: Estratégias e contribuição da UNIOESTE para transformação do Hospital Municipal, em Hospital de Ensino Municipal e assuntos gerais.

26/04/18 - Reunião com Coordenadores dos Programas de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Assunto: Estratégias e contribuição da UNIOESTE para transformação do Hospital Municipal, em Hospital de Ensino Municipal e assuntos gerais.

30/05/18 - Reunião com os Diretores de Centro, Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-graduação e Chefes de Setores. Assunto: Reorganização das atividades dos setores (remanejamento de estagiários) e assuntos gerais.

07/08/18 - Reunião com os Diretores de Centro, Coordenadores de Curso de Graduação e Pós-graduação. Assunto: Primavera Universitária; Feira das Profissões; Organização das atividades do segundo semestre; Assuntos gerais.

13/09/18 - Reunião com o Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas e Representantes de turma. Assunto: Projeto Saúde Mental, Primavera Universitária e Organização Estudantil.

18/09/18 - Reunião com o Diretores de Centro e Coordenadores de Curso de Graduação. Assunto: Primavera Universitária e Assuntos gerais.

17/10/18 - Reunião com os Coordenadores de Programa e Pós-graduação e Coordenadores dos eventos.


Respeito à tomada de decisões colegiadas
Apoio a ações que auxiliem os Portadores de Necessidade Especiais
Adequação dos horários do transporte público e infraestrutura do ponto de ônibus
Capacitação continuada do agente universitário Fortalecimento dos campos de estágio
Convênio PTI Assinatura do Contrato Nº 049/2018 FPTI de Subcessão de espaços entre FUNDAÇÃO PARQUE TECONOLÓGICO ITAIPU E A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ em 05/07/2008 pelo prazo de 60 meses
Desburocratização administrativa
Valorização dos estagiários
Segurança do Campus Reunião com a Guarda Municipal e Polícia Militar solicitando serviços de policiamento e ronda na área interna e externa do Campus.
Apoio aos Núcleos de Ensino, Pesquisa e Extensão

Retomada das obras do Bloco de salas para Pós-graduação

Apoio técnico oas periódicos científicos

Apoio ao projeto da Panificadora "Pão da terra"

02/05/18 - Reunião com o NEDDJI - Núcleo de defesa dos Direitos da Infância e da Juventude; Núcleo de Práticas Jurídicas; NUPESA - Núcleo de Estudo em Ciências Sociais; Programa Bom Negócio Parana e Programa Patronato. Assunto: Organização de regulamentação das atividades nos Campus.

Sinalização do acesso e arredores do Campus
Fórum da Comunidade

15/02/17 - 2ª Sessão Plenária do Fórum da Comunidade. Tema: O que queremos da Universidade.

19/09/17 - 5ª Sessão Plenária do Fórum da Comunidade. Tema: A Universidade e suas funções sociais. Participação dos candidatos a Deputado Estadual apresentando suas propostas para o Ensino Superior e região de Foz do Iguaçu.

Assembleia de Campus
Integração com as Associações e Conselhos de Classe
Aproximação da Comunidade do Entorno da Universidade

24/03/17 - Debate aberto a comunidade acadêmica e local com os candidatos a Prefeitura de Foz do Iguaçu

24 a 28/04/17 - Projeto Unioeste na Cidade

26/05/17 - Audiência Pública para debate acerca da Segurança Pública na região do bairro Jardim Universitário

29/09/18 - Rua do Recreio : Encerramento da Semana da Primavera Universitária com a realização da Rua do Recreio com centenas de famílias da comunidade do entorno da Universidade e apoio de diversas entidades: CRAS-NORTE; CREAS II; Escola de artistas circenses, coordenada pela Troupe Luz da Lua; Lions Club Cataratas; Rotary Cataratas; Rotary M'bOICY; Secretaria Municipal de Assitência Social e SESC.

Debate com candidatos a Deputado Estadual

Debate com candidatos a Governador do Estado

Fortalecimento das Representações Estudantis

30/10/18 - Reunião com o Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos, Atléticas e Representantes de turma. Assunto: Projeto Saúde Mental, avaliação da Primavera Universitária e Organização Estudantil.

Apoio a Assembleias Discentes Apoio institucional para os aspectos formais e a retomada do DCE - Diretório Central dos Estudantes
Ampliação dos Espaços de Diálogo Reunião com os representantes dos alunos dos cursos de Enfermagem, Hotelaria, Letras, Engenharias Mecânica e Elétrica, Matemática e Ciência da Computação, na parte da manhã e com os representantes dos alunos dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Turismo e Pedagogia na parte da noite.
Criação de uma Central de Informações
Ampliação dos Cursos de Pós-Graduação
Incentivo aos Programas de Intercâmbio e Fomentos a Grupos de Trabalho com Universidades na Fronteira Defesa de tese no dia 26 de novembro de 2018, fruto do Doutorado Interinstitucional (Dinter) celebrado entre Universidade de São Paulo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Itaipu Binacional, com o candidato ao título de doutor, o professor Marcos Augusto Moraes Arcoverde apresentando a tese “Mortalidade por tuberculose e tuberculose-HIV, sua relação espacial com os determinantes sociais e tendência temporal: Uma abordagem multimétodo em Foz do Iguaçu, PR”, o qual foi orientado pelo professor Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio.
Plantão de Gestão
Apoio a Publicações Científicas Contratação de estagiários para dar suporte técnico.
Incentivo ao Plano de Desenvolvimento dos Agentes Universitários (PDA)
Institucionalização de cursos Latu-Sensu 29/11/18 - Aula inaugural "da Pós-Graduação em Lato Sensu em Intervenção Breve em Psicologia com a palestra "Ultraneoliberalismo & subjetividade: apontamentos para uma análise da conjuntura brasileira", proferida pela professora pós-doutora da Universidade"do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) Deise Mancebo".
Dia da Arte

04/08/18 - Abertura do cursinho pré-vestibular 2018 com atividades culturais: música, poemas e varal de poesia, realizada pelo projeto.

05/09/18 - 1ª edição do Dia da Arte. A intenção do evento é integrar os alunos da Unioeste aos mais variados estilos artísticos, dando a univesidade mais espaço para expressão individual e cultural. Ademais, esta reunião busca fortalecer a relação aluno-universidade, para que a emancipação particular tome corpo e exprima o potencial dos estudantes. O evento rompeu a barreira que coloca o meio acadêmico como contrário ao meio artístico e libertou escritores, cantores, pintores e artesãos.

16 a 23/09/18 - Participação do Projeto na Feria Internacional do Livro e Festival Literário por meio dos alunos de Letras, Hotelaria e escritores da comunidade compartilhando momentos de reflexão e produções literárias.

28/09/18 - Show com a cantora Ana Vilela e apresentação de artistas locais.

01 e 02/10/18 - Participação do Projeto "Dia da Arte" no I Seminário da UNATI. Os estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia e da UNATI compartilharam seus talentos por meio de músicas, composição de canções, contações de histórias, teatro e poesia.

Participação especial no Lançamento da Compilação de produções literárias do curso de Letras organizado por Isis Ribeiro Berger, Ana Maria Kaust, Camila Paula Camilotti, acadêmicos e egressos.

Apresentação da Banda Central Sistema de Som em parceria com o PTI, Sesi e Fundação Cultural.

Participação especial no Lançamento da Compilação de produções literárias do curso de Letras organizado por Isis Ribeiro Berger, Ana Maria Kaust, Camila Paula Camilotti, acadêmicos e egressos.

Projeto de extensão do Dia da Arte com exposição em Banners no Terminal Rodoviário do projeto Poeme-se.


Criação e apoio de Atléticas e ao esporte
Saúde da Comunidade Acadêmica



PROPOSTAS DE AÇÕES COM DEPENDÊNCIA EXTERNA
Espaços para atividades docentes
Agência de Turismo
Hotel-Escola
Núcleo de Práticas Jurídicas Atendimento gratuito às pessoas carentes residentes na cidade de Foz do Iguaçu, na acepção jurídica do termo, possibilitando-lhes o acesso ao direito, ao Poder Judiciário e à justiça como forma de exercício da cidadania nas diversas áreas do direito, por intermédio do escritório de prática jurídica já implantado pela UNIOESTE, com localização no campus universitário. Tendo como objetivos: Contribuir para a defesa e a garantia dos direitos fundamentais preconizados na Constituição Federal; Propiciar à comunidade economicamente carente o acesso à justiça e a informação sobre os seus direitos, para que se tornem sujeitos históricos do processo ecônomico, político, jurídico e social; Oportunizar ao acadêmico do Curso de Direito a construção de uma prática profissional comprometida com o enfrentamento das desigualdades sociais, por intermédio de um projeto ético-político de inclusão social.
Aquisição de ônibus
Construção do Centro de Convivência
Casa do Estudante
Expansão da graduação e fortalecimento das licenciaturas
Concurso público Posse da servidora Marizete Possati na função de técnica administrativa mediante Concurso Público.
Laboratório de Ensino (Escola de Aplicação)
Centro de Línguas Criação do PROLÍNGUAS - Programa de Ensino de Línguas que tem por objetivo promover a interação da Universidade com a sociedade através da oferta de Cursos de Línguas para a comunidade interna e externa.
Unidade Básica de Saúde-Escola
Residências acadêmicas
Doutorado Interinstitucional na área de Ciências Sociais Aplicadas
Laboratórios de cursos

Em abril de 2018 os Laboratórios de Metalografia e Laboratório Lablot receberam diversos equipamentos doados pela Receita Federal totalizando R$ 116.607,36. Ao Laboratório de Metalografia do CECE, foi repassada uma TV de LED para ser usada com o microscópio. Ao laboratório LabIoT (Laboratório Internet das Coisas) que compartilha espaço com o Laboratório DETAE, do curso de Ciência da Computação, foram repassados: drones, roteadores wireless, videoporteiros eletrônicos e vários componentes eletrônicos que, de acordo com o Prof. Shiro, “serão usados para desenvolvimento de pesquisa na área de Internet das Coisas, construção de robôs para fins didáticos, implementação de aplicações para Drones e desenvolvimento de projetos para monitoramento climático e hídrico de plantações."

Em 21/11/18 foram repassados a cada programa de mestrado e doutorado do campus um gravador de voz digital recarregável, que foram doados pela Receita Federal do Brasil. O dispositivo será útil aos alunos que fizerem pesquisas com entrevistas.


Técnicos de laboratórios Recebimento no Laboratório de Ensino de Enfermagem de peça anatômica para atividades formativas