Login:

  Senha:

Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1300. CEP 85870-650.
Foz do Iguaçu - PR - Brasil
Fone: (45) 3576-8100
Fax: (45) 3575-2733

Página da Unioeste-Foz no Facebook

::: Acessos: 1098782 :::

Site melhor visualizado com:




CCSA


Centro de Ciências Sociais e Aplicadas
Responsável: Antonio Carlos Nantes

Equipe:
Elisangela Pires Paredes (Coordenação de Extensão)
Flavia Spala Garcia (Assistente)
Marcelo De Oliveira Arruda (Coordenação de Curso)
Marizete Aparecida Schulz de Souza (Coordenação de Curso)
Marli Georgina De Lemos Barros (Coordenação de Curso)
Raul Damasceno Jucá Rolim (Assistente)

Cursos de Graduação:
Administração
Ciências Contábeis
Direito
Hotelaria
Turismo

Definição:
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Biblioteconomia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia "Geografia humana", História, Linguística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito, Filosofia e Sociologia.

Classificação das Ciencias:
Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc. Embora polêmica, é comum a distinção entre ciências exatas e ciências humanas.

História:
As ciências sociais germinaram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Augusto Comte, seu primeiro professor. Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos.

Sociologia:
Mas por que o carro-chefe foi a sociologia e não a ciência política, tão antiga como o nome de Maquiavel, ou a antropologia, também anterior? A resposta há de estar no momento histórico de consolidação do novo currículo do ensino superior europeu durante o curto período de plena vigência do movimento intelectual conhecido como positivismo. Então, a nova disciplina, sociologia, veio renovar as outras duas já vigentes. Assim, um discípulo de Durkheim, Marcel Mauss, deu o tom da renovação da antropologia na França. Em um contexto diferente, o polaco Bronislaw Malinowski também contribuiu para a renovação da antropologia através do método funcionalista, que marcou uma ruptura com o viés colonialista dos estudos antropológicos até então desenvolvidos na Inglaterra.

Links Externos:
Página Externa do CCSA
Extensão (Facebook)
CCSA (Facebook)

Telefone(s):
35768125 - Direção de Centro
35768107 - Coordenação de Cursos
35768140 - Direção de Centro
35768122 - Coordenação de Administração
35768125 - Coordenação Pedagógica e Coordenação de Extensão
35768155 - Direção de Centro
35768187 - Coordenação de Cursos (Contábeis, Hotelaria e Turismo)
35768140 - Coordenação de Cursos (Contábeis, Hotelaria e Turismo)
35768165 - Coordenação de Direito
35768126 - Laboratório de Turismo
35768119 - Laboratório de Ciências Contábeis
35768148 - Laboratório de Hotelaria

SINF 2012 v3.0 beta